A história da humanidade está chegando aos seis mil anos. Nesta seção do JAV, temos procurado transmitir aos leitores os aspectos cruciais da história do homem em relação ao plano eterno de Deus durante esse tempo. Visando facilitar nosso entendimento, à luz da Bíblia, dividimos esse período em três etapas de dois mil anos. Graças a Deus estamos vivendo no final do terceiro período, num momento importante que antecede a iminente volta de Cristo. A esse período chamamos de era do Espírito da realidade. Hoje, o pecado não deveria constituir-se um problema para nós, pois fomos dele libertados pela lei do Espírito da vida (Romanos 8:2). O maior problema que nós enfrentamos, que nos impede de prosseguir na carreira espiritual, é a vida da alma, que é a vida humana caída, corrompida pelo pecado e que tem prazer em pecar. Portanto, a única solução é termos uma nova vida, uma vida que seja santa e que não peque: precisamos nascer de Deus.
A vida humana gosta do pecado. É o que vemos em qualquer cidade, especialmente nas noites e em certas épocas do ano: as pessoas entregam-se ao pecado com avidez. Provavelmente, nós também participávamos disso, pois a única vida que tínhamos era essa que se alegrava em pecar. Mas um dia, a vida divina entrou em nós, regenerando-nos. Porém resta um problema: por que, por vezes, voltamos a pecar? Por que a vida que recebemos de Deus, em nosso novo nascimento, não consegue crescer em nós? É que, embora tenhamos a vida divina, ainda possuímos a vida da alma. Assim, esses últimos dois mil anos têm sido o tempo disponível aos cristãos para resolver o problema da vida da alma. Lamentavelmente, neste período da historia da fé cristã, poucos têm, verdadeiramente, seguido o Senhor. Muitos aparentam segui-lo, por guardarem certas práticas religiosas e normas de conduta; mas quantos seguem, de fato, o Senhor? Seguir o Senhor é negar a nossa vida da alma hoje, isto é: rejeitar nossos gostos pessoais, preferências, necessidade de aprovação dos homens, carências etc. Você acha que tem poder para abrir mão de todas essas coisas? Isso implica muito sofrimento. Quem está disposto? Lembre-se: se estivermos no espírito, seremos capazes de negar a vida da alma e seguir o Senhor, pois somente o Espírito que habita em nós tem o poder para conduzir-nos a isso.
O texto acima foi extraído do Jornal Árvore da Vida, edição do ano 8 – número 75. Caso queira fazer sua assinatura ou deseje receber um exemplar em sua casa, entre em contato conosco e lhe diremos como proceder, ou simplesmente acesse o site do JAV.